Dia de Iemanjá é celebrado no Rio de Janeiro


Logo Agência Brasil

Como cantava Dorival Caymmi (1914-2008), esta segunda-feira é 2 de fevereiro, é Dia de Iemanjá, a orixá mais popular no Brasil, rainha do mar e da água doce, adorada no Candomblé e na Umbanda.

Moradores e turistas no Rio de Janeiro, praticantes ou não de religiões afro-brasileiras, podem assistir e participar da celebração dos 50 anos do Presente para Iemanjá – realizada há cinco décadas na cidade pelos Filhos de Gandhi.

Notícias relacionadas:

O evento terá concentração na Rua Camerino, nº 7/9, região da Pequena África (bairro da Saúde). Lá ocorrerá um ritual (xirê) com saudações aos orixás e será servido café da manhã gratuito.

Anúncio de Refinanciamento com Efeito de Revezamento
Imagem de refinanciamento Imagem de unificação
Anúncio de Refinanciamento com Transição Automática
Imagem de refinanciamento Imagem de unificação

Um cortejo sairá do local em direção à Praça Mauá (região portuária). Em seguida, parte a embarcação para a entrega de presentes e oferendas a Iemanjá, como perfumes, sabonetes, champanhe, flores brancas e arroz doce. A embarcação retorna e até a noite (21h) haverá apresentações de música ao vivo e de som mecânico.

Além dos festejos no centro do Rio, o Dia de Iemanjá também será celebrado no Arpoador (zona sul) até as 22h. Segundo os organizadores, haverá 21 atrações musicais e dezenas de casas de Umbanda e Candomblé.

O cortejo com oferendas será à tarde, com concentração na altura da estátua de Tom Jobim a partir das 15h e saída às 16h. A expectativa é de grande público. No ano passado, mais de 25 mil pessoas participaram.

Esta é a quinta edição do evento e a primeira após o reconhecimento como patrimônio cultural imaterial.

error: Esse conteúdo está protegido por direitos autorais!