Viagem de Inspeção no trecho Oratório-São Mateus, Linha 15-Prata do Metrô (Monotrilho). Local: São Paulo/SP. Data: 20/02/2018 Foto: Diogo Moreira/Máquina CW

O primeiro dos 19 novos trens encomendados para a Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo chegou ao Brasil na noite de terça-feira, desembarcando no Porto de Santos. Após passar pelo processo de liberação aduaneira, que pode levar até 45 dias, a composição será transportada para São Paulo, onde iniciará os testes necessários antes de ser integrada à operação. Esse novo trem representa um avanço no transporte público da cidade, proporcionando maior conforto e segurança aos passageiros, além de contar com tecnologia de ponta.

A chegada do novo trem marca um passo importante para o Metrô de São Paulo, que busca ampliar a capacidade e modernizar a Linha 15-Prata, linha que já é conhecida pelo uso de tecnologias avançadas, incluindo o sistema UTO (Operação de Trem sem Condutor). Esse modelo de operação permite que o trem funcione de forma completamente automatizada, uma tecnologia semelhante à da Linha 4-Amarela, garantindo uma operação segura e eficiente.

Foto: Divulgação/Governo de SP

Após o desembarque no Porto de Santos, o trem será submetido ao processo de liberação aduaneira, que pode durar até 45 dias. Em seguida, ele será transportado em sete carretas até o Pátio Oratório, localizado na zona leste de São Paulo. Lá, o trem passará por testes dinâmicos e estáticos, essenciais para a certificação de segurança e futura operação.

Este novo lote de trens foi encomendado pelo Metrô junto ao Consórcio CEML, com fabricação pela joint-venture PATS, liderada pela Alstom em parceria com a CRRC, na China. Cada composição conta com sete carros interligados, sistemas avançados de telecomunicações, monitoramento por câmeras, iluminação LED e um sistema de gestão de energia inteligente. Essas características reforçam o compromisso do Metrô de São Paulo em oferecer um transporte público de qualidade, adaptado às necessidades crescentes de seus usuários.

Anúncio de Refinanciamento com Efeito de Revezamento
Imagem de refinanciamento Imagem de unificação

Além da tecnologia UTO, a Linha 15-Prata tem se expandido rapidamente. Atualmente, com 15 km de extensão e 11 estações, a linha liga o Jardim Colonial à Vila Prudente e está em fase de expansão para incorporar mais 4,6 km, com as novas estações Boa Esperança, Jacu Pêssego e Ipiranga. A estação Ipiranga permitirá a conexão com a Linha 10-Turquesa, melhorando ainda mais o acesso do extremo leste ao centro de São Paulo e ao ABC Paulista.

Com a chegada dos novos trens e a expansão da Linha 15-Prata, o Metrô de São Paulo reforça seu compromisso em melhorar a mobilidade urbana, proporcionando uma alternativa rápida e sustentável para os passageiros. Além disso, o investimento em tecnologias avançadas, como o sistema de operação sem condutor, mostra o empenho da empresa em oferecer segurança e inovação. O novo trem passará pelos processos necessários antes de iniciar sua operação, mas logo estará disponível para atender ao crescente número de passageiros da região, tornando o transporte público de São Paulo cada vez mais eficiente e acessível.

O novo trem da Linha 15-Prata chegou ao Brasil após o navio que o transportou atracar no Porto de Santos na noite de terça-feira (15). A unidade é a primeira de uma frota de 19 trens encomendados pelo Metrô e que estão em fabricação na China para atender a expansão da linha, que já tem obras de construção de três novas estações. Após o desembarque, o trem passará pelo processo de liberação aduaneira, que pode levar até 45 dias. Em seguida, será transportado em sete carretas até o Pátio Oratório, na zona leste de São Paulo, onde iniciará os testes dinâmicos e estáticos, necessários para a certificação de segurança e posterior operação.

By rede33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Esse conteúdo está protegido por direitos autorais!

New Report

Close