WikpediaViagem de Inspeção no trecho Oratório-São Mateus, Linha 15-Prata do Metrô (Monotrilho). Local: São Paulo/SP. Data: 20/02/2018 Foto: Diogo Moreira/Máquina CW

O primeiro dos 19 novos trens encomendados para a Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo chegou ao Brasil na noite de terça-feira, desembarcando no Porto de Santos. Após passar pelo processo de liberação aduaneira, que pode levar até 45 dias, a composição será transportada para São Paulo, onde iniciará os testes necessários antes de ser integrada à operação. Esse novo trem representa um avanço no transporte público da cidade, proporcionando maior conforto e segurança aos passageiros, além de contar com tecnologia de ponta.

A chegada do novo trem marca um passo importante para o Metrô de São Paulo, que busca ampliar a capacidade e modernizar a Linha 15-Prata, linha que já é conhecida pelo uso de tecnologias avançadas, incluindo o sistema UTO (Operação de Trem sem Condutor). Esse modelo de operação permite que o trem funcione de forma completamente automatizada, uma tecnologia semelhante à da Linha 4-Amarela, garantindo uma operação segura e eficiente.

Lotes
Foto: Divulgação/Governo de SP

Após o desembarque no Porto de Santos, o trem será submetido ao processo de liberação aduaneira, que pode durar até 45 dias. Em seguida, ele será transportado em sete carretas até o Pátio Oratório, localizado na zona leste de São Paulo. Lá, o trem passará por testes dinâmicos e estáticos, essenciais para a certificação de segurança e futura operação.

Este novo lote de trens foi encomendado pelo Metrô junto ao Consórcio CEML, com fabricação pela joint-venture PATS, liderada pela Alstom em parceria com a CRRC, na China. Cada composição conta com sete carros interligados, sistemas avançados de telecomunicações, monitoramento por câmeras, iluminação LED e um sistema de gestão de energia inteligente. Essas características reforçam o compromisso do Metrô de São Paulo em oferecer um transporte público de qualidade, adaptado às necessidades crescentes de seus usuários.

Além da tecnologia UTO, a Linha 15-Prata tem se expandido rapidamente. Atualmente, com 15 km de extensão e 11 estações, a linha liga o Jardim Colonial à Vila Prudente e está em fase de expansão para incorporar mais 4,6 km, com as novas estações Boa Esperança, Jacu Pêssego e Ipiranga. A estação Ipiranga permitirá a conexão com a Linha 10-Turquesa, melhorando ainda mais o acesso do extremo leste ao centro de São Paulo e ao ABC Paulista.

Com a chegada dos novos trens e a expansão da Linha 15-Prata, o Metrô de São Paulo reforça seu compromisso em melhorar a mobilidade urbana, proporcionando uma alternativa rápida e sustentável para os passageiros. Além disso, o investimento em tecnologias avançadas, como o sistema de operação sem condutor, mostra o empenho da empresa em oferecer segurança e inovação. O novo trem passará pelos processos necessários antes de iniciar sua operação, mas logo estará disponível para atender ao crescente número de passageiros da região, tornando o transporte público de São Paulo cada vez mais eficiente e acessível.

O novo trem da Linha 15-Prata chegou ao Brasil após o navio que o transportou atracar no Porto de Santos na noite de terça-feira (15). A unidade é a primeira de uma frota de 19 trens encomendados pelo Metrô e que estão em fabricação na China para atender a expansão da linha, que já tem obras de construção de três novas estações. Após o desembarque, o trem passará pelo processo de liberação aduaneira, que pode levar até 45 dias. Em seguida, será transportado em sete carretas até o Pátio Oratório, na zona leste de São Paulo, onde iniciará os testes dinâmicos e estáticos, necessários para a certificação de segurança e posterior operação.

By rede33

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